O curso ANS – Acordo de Nivel de Serviços é a novidade da grade de treinamentos da Lima Walter Consultoria e Planejamento.
Tem carga horária de 8 ou 16 horas e pode ser ministrado dentro do conteúdo do curso GESTÃO DE SERVIÇOS (mais 8 ou 16 horas).
Ementa Básica do Curso de ANS – Acordo de Nível de Serviços:
1. Justificativa
Acordos de Níveis de Serviços são cada vez mais necessários nas rotinas das empresas altamente alavancadas, com objetivos e metas bem estabelecidos, onde partes envolvidas e comprometidas nos resultados, precisam chegar a um denominador comum visando o atendimento mútuo sobre uma determinada prestação de serviços, com o estabelecimento de indicadores e metas, tendo seu cumprimento avaliado de forma sistemática e transparente.
2 – Objetivo Geral do ANS
Estabelecer níveis de qualidade e estreitar o relacionamento profissional e funcional entre as áreas de manutenção e operação que possuam interface, minimizando as perdas através da atuação conjunta, em consonância com as diretrizes corporativas da organização.
3. APLICAÇÃO
O ANS se aplica a qualquer tipo e porte de organização, podendo ser conduzido (implementado) tanto pelas gerências de manutenção quanto de operação das organizações.
O curso aplica-se ainda a profissionais que sejam responsáveis por setores contratantes de serviços, bem como a profissionais de empresas prestadoras de serviços terceirizados.
4. COMPROMISSOS
O curso visa instrumentar os interessados em estabelecer Acordos de Níveis de Serviços, de forma que possam se comprometer a atender os compromissos expressos em seus ANS, possibilitando aumentar a qualidade dos serviços prestados mutuamente, bem como atender a legislação e os requisitos existentes no ambiente de Produção onde atuam.
5 – FORMATO
50% do curso é composto de teoria sobre negociação e acordos e 50% de exercícios de construção de projetos de serviços onde os ANS possam ser inseridos, fazendo o diferencial de qualidade
6. INDICADORES DO ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO
Indicador | Descritivo | Meta | Responsável pela medição |
Aderência de horário de entrega de equipamento | porcentagem de entregas dentro dos limites | > 70% | CCO/PCM |
Aderência de horário de devolução de equipamento | porcentagem de devoluções dentro dos limites de tolerência | >70% | CCO/PCM |
7. DEFINIÇÃO DOS INDICADORES