• Comprimento da limpeza 99,89% 99,89%
  • Quebra de arcondicionados no mês 12% 12%
  • Diminuição de acidentes no ano 99% 99%
  • Ausencias e faltas de efetivos no mês 8% 8%
  • Diminuição do custo em Manutenção geral 45% 45%

A Lima Walter realmente surprende em seu atendimento de gestão de facilities! Com eles foi possível melhorar em 300% nossas operações

Jefferson Miguel

Gerente de operações de Facilities, White Martins

Consultoria em Gestão de Facilities

A Gestão de Facilities é a integração de processos de apoio dentro de uma organização, para manter e desenvolver os serviços acordados que suportam e melhoram a eficácia das suas atividades primárias.

Seja num hospital, numa obra ou estádio de futebol, numa plataforma de petróleo ou ainda numa fábrica de bebidas, os chamados anteriormente “serviços gerais”, são todas as atividades que garantem a qualidade do ambiente de trabalho, o respeito à legislação e a conformidade contratual com empregados, fornecedores, comunidade, vizinhos e usuários das instalações.

A Gestão de Facilities é uma função primordial para que uma empresa funcione e abarca múltiplas disciplinas, que asseguram a funcionalidade do ambiente construído, por meio da integração de pessoas, recursos materiais, processos e tecnologia.

A equipe que se ocupa desta gestão tem a responsabilidade de assegurar a operação diária dos edifícios, plantas e instalações, quer através do emprego de pessoal próprio, quer através da terceirização. Devido à urgência diárias das respostas solicitadas em muitas das atividades sob a sua gestão, o gestor de facilidades tem que ter um controle apertado sobre as mesmas, sendo frequentemente solicitado emitir relatórios e estabelecer procedimentos de escalada das questões não resolvidas.

Algumas Atividades e Serviços incluídos na Gestão de Facilities:

  • Limpeza e Conservação
  • Manutenção Predial
  • Manutenção de Ar Condicionado
  • Manutenção Elétrica e Mecânica
  • Controle de Acesso
  • Vigilância
  • Recepção e Portaria
  • Brigadas de Incêndio
  • Alimentação
  • Mensageria
  • Transportes
  • Gestão de Resíduos
  • Gestão de Água e Energia (inclui reuso e geração própria)
  • Chaveiro
  • Pequenas Obras
  • Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio
  • Mudanças de layout (space planning incluído)

As tarefas são diárias mas a organização, o planejamento, as metas e objetivos, devem ser construídos com visão de longo prazo.

O departamento de gestão de facilidades inclui frequentemente um setor de atenção para acolhimento de solicitações de serviços não planejados (help desk), sejam eles serviços leves (soft services) – tais como a recepção, correio e limpeza – ou os serviços pesados (hard services) – incluindo aí os serviços de reparo ou instalação elétricos e mecânicos.

Os serviços de engenharia (engineering services em inglês) incluem normalmente os serviços rígidos (hard services) na área da manutenção técnica das instalações e a realização de projetos técnicos. Entre eles inclui-se a manutenção de sistemas críticos para o funcionamento das instalações e a operação da organização. Este tipo de serviços é normalmente assegurado por pessoal técnico altamente especializado como engenheiros e arquitetos.

Serviços de operações predial

Os serviços de operações dos edifícios ou das instalações – também estão incluídos, muitas das vezes, na Gestão de Facilities, incluindo operação da automação predial, CFTV, controle remoto de acesso, operação de unidades de tratamento de esgoto, subestações.

Planos de continuidade de negócio

Todas as organizações importantes devem ter preparado um plano de continuidade de negócio (BCP – business continuity plan em inglês) que garanta a continuidade das operações ou a sua recuperação rápida em caso da ocorrência de uma falha ou incidente grave, como um incêndio, uma inundação ou um atentado terrorista. Nas grandes organizações, o plano de continuidade pode prever a mudança dos seus funcionários para uma instalação alternativa, a partir da qual possam assegurar a continuidade das operações no caso do edifício principal ficar inoperante. Os planos de continuidade devem ser testados periodicamente, através da realização de testes e simulacros, que poderão dar origem à sua posterior reformulação.

Os Gestores de Facilities terão sempre um papel principal não só na elaboração dos planos de continuidade, mas também na sua execução sempre que tenham que ser ativados.

Soluções em Facilities

A Lima Walter oferece uma ampla gama de serviços de consultoria e assessoria para empresas que tem ou deseja ter sua área de Facilities organizada e atuante:

Estruturação da Área de Facilities:

  • Especificação e Políticas
  • Modelagem estrutural com budget associado
  • Descrição de Funções, Cargos e Fluxos Operacionais
  • Desenvolvimento do Playbook de Facilities (Manual de Procedimentos)
  • Controles e Relatórios de Facilities
  • Desenvolvimento dos Padrões Operacionais de Facilities
  • Seleção e Treinamento de Pessoal
  • Desenvolvimento de especificações para contratação de serviços
  • Desenvolvimento e Seleção de Fornecedores
  • Implantação de Softwares de Gestão
  • Implantação de Sistemática de Gestão e Indicadores Operacionais
  • Segurança do trabalho e de instalações
  • Projetos de retrofiting

Auditoria da Área de Facilities:

  • Verificação de conformidade documental de Instalações
  • Verificação de conformidade documental de Fornecedores

Faça contato e saiba mais. Nossas propostas são personalizadas, pois cada empresa tem sua realidade em termos de Gestão de Facilities.

Contato: Paulo Walter – Diretor Executivo
E.mail paulo.roberto@limawalter.com.br
Telefones: 47 – 99293-5454 (Whatsapp)

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