Curso de operação e manutenção predial

Conceituar Facility Management aos participantes e as principais áreas e serviços por ele abrangidas

Dar aos participantes a visão sobre a representatividade da Operação & Manutenção Predial dentro da área de Facility Management

Dar aos participantes novas visões, métodos e abordagens sobre os modelos de gestão da Operação & Manutenção Predial, sua evolução, categorização e principalmente as práticas de gestões mais atuais
Estimular a reflexão e análise de problemas relacionados a estruturação e gestão da área de Operação & Manutenção

PÚBLICO ALVO

Engenheiros, técnicos de nível médio, supervisores de operação e manutenção e gestores de facilities

Ementa / Conteúdo Programático

Introdução a Gestão de Facilidades (Facility Management)

Definição

  • Áreas e Serviços sob a responsabilidade de um gestor de facilities
  • A Operação & Manutenção Predial e sua representatividade dentro da área de facilities
  • Definições sobre Operação & Manutenção Predial:
  • Operação Predial (conceito, tipos de atuação)
  • Manutenção Predial (conceito, tipos de manutenção)
  • Áreas de Missão Crítica (conceito, tipos de áreas de missão crítica sob a gestão de um facility manager)
  • O mercado de Operação & Manutenção Predial:
  • Um overview sobre o mercado, seus pontos fortes e pontos de atenção
  • A evolução / modernização da infraestrutura predial e os novos desafios para a área de Operação & Manutenção

Planejamento Estratégico:

  • Conceituação de Planejamento Estratégico
  • As etapas de um planejamento envolvendo:

i. A compreensão sobre as necessidades e expectativas do Cliente
ii. A equipe de Gestão da O&M
iii. A definição do escopo e o estabelecimento de metas (níveis ou acordos de serviço, indicadores para o processo, etc)
iv. A seleção de um parceiro estratégico
v. Mobilização e Implantação
vi. O monitoramento de resultados
vii. O feedback e a realimentação do processo com novas informações

Sistemas Informatizados de Gestão:

  • Adequando à nossa necessidade
  • Ferramentas de Gestão e sua aplicação
  • O papel do Gestor

6. Recursos Humanos:

  • Perfil dos profissionais de O&M
  • Motivação, envolvimento e participação
  • Programas de Treinamento e Reciclagem
  • A gestão do Conhecimento

7. Saúde & Segurança

8. Documentação Técnica Necessária

9. A gestão de resultados

O importante papel do gestor e de sua equipe no resultado global
Relatórios Gerenciais
Gestão de Custos
Gestão Energética

10. A Manutenção Predial sob a ótica das Normas Brasileiras e Internacionais
NBR 5674 / 2012 – Manutenção de Edificações – Requisitos para o Sistema de Gestão de Manutenção

11. A importância de uma Operação & Manutenção para a Certificação “Verde” de uma edificação
Certificação de Obras Novas (preocupação na fase de projeto)
Certificação de Edifícios Existentes

 

Metodologia

Aula expositiva, acompanhada de dinâmicas em grupo para uma melhor assimilação dos conceitos apresentados, assim como de exemplos práticos

Professor: Eng. Alexandre M F Lara
Engenheiro Mecânico e de Produção Mecânica Graduado pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, Pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI), Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela UNISANTA / IBAPE-SP.
Membro do Conselho Editorial da Revista Climatização – Nova Técnica Editorial, sócio fundador e primeiro presidente Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado – ANPRAC, associado e Membro do Conselho Deliberativo da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities e autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração.
Atua há 26 anos na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de atuar como Agente de Comissionamento em alguns dos principais projetos certificados no Brasil.

Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNICID e docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE / CORENET.

É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda.

Consulte programação de eventos para visualizar os cursos abertos programados.
Para solicitar cursos in-company envie e.mail para paulo.roberto@limawalter.com.br

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