CURSO PCGM – PLANEJAMENTO, CONTROLE E GESTÃO DA MANUTENÇÃO

CURSO PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção
Com Lourival Tavares

Apresentação (*)
A Manutenção deixou de ser uma atividade qualquer para se transformar em uma autêntica ciência, a partir da sofisticação dos equipamentos e instalações, cada vez mais envolvidos com sistemas eletroeletrônicos de grau de complexidade e exigência de qualidade crescentes. Fazer a gestão correta destes modernos meios de produção exige conhecimentos de métodos e sistemas de Planejamento e Controle tão eficientes quanto a própria execução.
* Extraído da apresentação do livro “Excelência na Manutenção” de Lourival A.
Tavares, feita por Wieland Corner – Diretor da Mercedes Benz do Brasil”

Objetivos
Capacitar, desenvolver e reciclar os participantes nos principais aspectos ligados aos temas indicados, dentro de una sistemática que inclui exposição e exercícios práticos.

Metodologia
Durante o curso são realizados trabalhos e dinâmicas em grupos com aplicações práticas utilizando técnicas modernas de apresentação na parte teórica e de debates e defesa de soluções na parte prática através de exercícios de dinâmica de grupo na análise de casos reais.

Carga horária: 16 horas
Dirigido a: Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Inspetores, Programadores e Supervisores de Manutenção e Operação, Coordenadores de Contratos de Serviços

Conteúdo Programático
1. Sistema de Informações aplicado à manutenção – onde são analisadas as fases de desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Manutenção. Além disso, neste tópico são apresentadas as fases de implementação do projeto de um Sistema.
2. Terminologia de manutenção – onde são estabelecidos os conceitos básicos de terminologia e analisadas suas subdivisões de acordo com a ABNT, ONU, ISO, ASME, JIPM etc. Além disso são analisados os conceitos de, criticidade, prioridade e de outras atividades desenvolvidas pela área de manutenção.
3. Codificação – neste tópico são analisados os critérios de formação das tabelas de padronização para estabelecimento dos códigos utilizados nos sistemas informatizados. Também são abordados os novos métodos e critérios de identificação dos equipamentos para facilitar a geração e recuperação das Ordens de Serviço.
4. Inventário e Cadastro de Ativos – onde, depois do estabelecimento dos conceitos de inventário e cadastro, é apresentado o desenvolvimento de processos de cadastramento com os modernos métodos adotados. Durante o módulo são discutidos com profundidade os critérios de estabelecimento de criticidades, fundamentais para estabelecimento de estratégias de intervenção e gerenciamento de ativos. Além disso são discutidos os critérios inter-relação com materiais e arquivo técnico (Engenharia).
5. Programação de Manutenção – Analogamente ao desenvolvimento do tópico de cadastro, depois do estabelecimento dos conceitos de Planejamento e Programação são apresentados diversos utilizados em sistemas modernos, incluindo os arquivos de instruções de manutenção (ou lista de tarefas ou procedimentos de manutenção, recomendações de segurança e recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento de uma atividade programada).No módulo também são apresentados os conceitos de Ghant e PERT/CPM
6. Coleta de Dados de Manutenção – Neste tópico são apresentados os diversos mecanismos de formação do acervo histórico da manutenção, desde os sistemas manuais até os mais modernos utilizando os recursos de seleção e armazenagem de informações em tempo real que viabiliza a emissão de uma Ordem de Serviço de atividades não programadas em 30 segundos. Além disso, são analisados critérios de coleta de dados de material, mão de obra, perda de produção e medições.
7. Índices de Gestão de Ativos – São apresentados os índices utilizados para Gestão de Ativos, discutidos seus conceitos e aplicabilidade e apresentados os critérios de composição dos relatórios sob forma de tabelas com os correspondentes gráficos. Além disso, é dada a orientação relativa a análise desses relatórios com o destaque aos pontos críticos e apresentação de propostas para a tomada de decisão pelos gestores.
8. Análise de histórico (que precede a análise de falhas) – Apresentação dos critérios de filtragem para efetuar a seleção de registros específicos (identificados através da indicação dos índices), ordenamento dos registros (Diagrama de Pareto) e análise de Causas e Efeitos (Diagrama de Ishikawa e Quadro de Decisões).
9. Índices de Gestão Financeira – São apresentados os índices utilizados na gestão de custos de manutenção, discutidos seus conceitos e aplicabilidade e apresentadas propostas de composição dos relatórios sob forma de tabelas com os correspondentes gráficos. Além disso, é analisada a evolução dos índices de custos de acordo com levantamentos feitos no Brasil e exterior.
10. Índices para Gestão de Recursos – São apresentados os índices utilizados na gestão de mão de obra de manutenção, discutidos seus conceitos e aplicabilidade e apresentadas propostas de composição dos relatórios sob forma de tabelas com os correspondentes gráficos. Além disso, são analisados os conceitos e aplicabilidade de backlog, distribuição de recursos de mão de obra, horas de espera e qualidade na manutenção.

NOTAS:
1) Todos os tópicos são complementados com exercícios utilizando diferentes técnicas de dinâmica de grupo e que servem para avaliar o grau de aprendizagem (avaliação cognitiva). Em particular, para os tópicos de Índices e Análise de Histórico (7 a 10), são desenvolvidos estudos de casos reais de gestão (cálculo, análise e tomada de decisão).
2) Os participantes devem trazer seus notebooks para o curso, pois além de facilitar o desenvolvimento dos exercícios também irão receber toda a apresentação em cores.

Instrutor: Lourival Augusto Tavares
Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia de Rio de
Janeiro, no año1967.
Ex-Presidente do Comitê Pan-americano de Engenharia de Manutenção (1993 a 2004).
Durante 23 anos trabalhou em FURNAS – Centrais Elétricas S.A., onde, além de outras atividades foi Supervisor de Manutenção e implantou e coordenou o Controle de Manutenção por Computador em todas as Usinas Hidroelétricas da empresa.
Em ITAIPU Binacional chefiou a Assessoria Técnica de Apoio, que administrava toda a logística da Superintendência de Operação e Manutenção, tendo dentro de suas responsabilidades a gestão do Sistema de Informações Técnicas daquela Superintendência.
Publicou (e continua publicando) vários trabalhos em revistas técnicas especializadas sobre Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, além dos livros “Controle de Manutenção por Computador” (1a edição – 1986), “Excelência na Manutenção” (1a. edição – 1996); “Administração Moderna de Manutenção (1a edição em português – 1999; em espanhol – 2000 e em Internet – 2000) e “Manutenção Centrada no Negócio” (1a edição em português – 2005 e 1ª edição em espanhol 2007 e 2ª edição revisada e atualizada em 2013). Vários de seus trabalhos (e os livros) são usados como referência de temas sobre o assunto por profissionais da área em suas empresas, conforme citação em Seminários e
Congressos nacionais e internacionais.
Coordenador Geral e instrutor do Curso de Pós-graduação MBA em Engenharia de Manutenção, promovido pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Reconhecido como “notório saber” em manutenção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade Federal de Paraíba onde fez parte da banca de concessão de um título de doutorado em Engenharia de Manutenção.
Diretor Executivo da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção) no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2016.
Coordenador e Instrutor de vários cursos especializados em Administração, Gestão, Auditoria, Planejamento e Controle de Manutenção, já realizados mais de 1.000 vezes para mais de 20.000 profissionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Laureado como “Amigo da Marinha” por serviços prestados (por mais de 5 anos) nos cursos de especialização em Engenharia de Manutenção para os Oficiais dessa unidade militar.
Nomeado em 2016 “Embaixador Latino-Americano da Manutenção pela Associação Mexicana de Gestão de Ativos.
No mesmo ano recebeu a medalha de prata de “Campeão Olímpico da Manutenção” pelo Instituto Peruano de Manutenção.
Há mais de 20 anos, vem participando de diversos Seminários, Mesas Redondas e Congressos de Manutenção nacionais e internacionais onde, além de apresentar trabalhos técnicos e proferir conferências, tem presidido e coordenado sessões solenes de abertura e mesas plenárias.
Consultor autônomo na área de Gestão de Ativos Físicos pela Manutenção para empresas públicas e privadas onde também presta assessoramento na seleção e implementação de Sistemas Informatizados de Gestão de Manutenção já tendo atendido mais de 200 empresas no Brasil e exterior.

Datas:  6 e 7 de maio de 2019
Horário:  8:30 às 18:00 h ​
Local: São Paulo – SP
Investimento: R$ 1.500,00 para pagamento efetivado até o dia 30 de abril. Para pagamento efetivado após o dia 01 de maio o valor passa a ser de R$ 1.800,00.
Para 2 ou mais inscrições de uma mesma empresa (mesmo CNPJ) considerar um desconto de 20% para todas as inscrições a partir da segunda.
Este curso pode ser oferecido na modalidade in-company, mediante consulta.

Inscrições e Informações:
Lima Walter Consultoria e Treinamentos
Rua da Glória, Nº 3 – Glória – Rio de Janeiro – RJ
Tel./Whatsapp: (47) 99293-5454
E-mail: paulo.roberto@limawalter.com.br

A Taxa de Inscrição inclui: A pasta com material de apoio, coffee breaks e certificado chancelado pelo COPIMAN (Comitê Pan-americano de Ingenieria de Mantenimiento.

Share This
× Converse no WhatsApp